Notícias

Conexão ABIMIP Nº 39 - 31/01/2019

Anvisa: 20 anos de protagonismo no Brasil

Na última terça-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) completou 20 anos de atuação no Brasil. Seu papel histórico na regulamentação dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) mudou a forma com que os brasileiros lidam com o autocuidado, ampliou a classe de medicamentos e trouxe muitos benefícios a todos. 

Em 2016, novas regras aprovadas pela agência permitiram que medicamentos de prescrição, utilizados em larga escala por um grande número de pacientes, com informações suficientes acerca da segurança de seu uso, mudassem a classificação para serem vendidos sem tarja. 

A mudança dos critérios representa um grande avanço, uma vez que, quando a lista de medicamentos aptos para o switch for divulgada, estará alinhada com as melhores práticas globais e ampliará o acesso a cerca de 30 substâncias.

“O momento do Brasil permite que avancemos ainda mais, aumentando transparência e diminuindo o tamanho do estado. Foi importante ouvir o novo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmando o compromisso com a agência para o desenvolvimento de novas iniciativas a fim de fortalecer ainda mais o setor de saúde no País”, conta Rodrigo Garcia, Presidente da ABIMIP, que acompanhou a cerimônia de 20 anos da Anvisa, em Brasília. 

Publicado em: 31 de janeiro de 2019 às 12:01.
Imprimir
O que você procura?

Edifício Landmark - Av. das Nações Unidas, 12.399 - conjunto 71B - Brooklin Novo - São Paulo/SP, 04578-000 - Telefone: 55 11 5102-3596